• Facebook
  • LinkedIn
  • G+
  • YouTube
d-espaco_capablog_dica04

Como aproveitar cantos e vãos na decoração

Encontramos dicas inspiradoras de como usufruir daqueles espaços muitas vezes esquecidos, mas sempre presentes: cantos e vãos. Se antes essas áreas costumavam ser desperdiçadas, a criatividade na decoração veio para transformá-las, com soluções incrivelmente úteis. Confira:

cantoscorredor

Paredes de corredor

Se você tem um espaço de circulação com uma parede mais espessa, aproveite para decorá-la indo além dos pregos que penduram quadros. No exemplo abaixo, o arquiteto Marco Peres aproveitou um recorte em uma das paredes do corredor para apoiar telas. Ali também caberiam itens de decoração como vasos, por exemplo.

 

(Foto: Edu Castello/Editora Globo)

cantos2

Coluna estrutural 

Essa é uma ideia bastante diferente, para fugir do óbvio. Com a intenção de disfarçar a coluna estrutural na lateral da sala, os arquitetos do escritório FGMF criaram uma torre de madeira laqueada com nichos revestidos de freijó. A solução deles expõe a coleção de miniaturas de Fusca do morador, porém, as possibilidades de aproveitamento dos nichos são abundantes!

 

(Foto: Edu Castello/Editora Globo)

cantos3

Em reformas, ao quebrar uma parede que separa ambientes, resta a tal (in)desejada coluna estrutural. Pois que tal contornar a situação? A coluna pode ser aproveitada, como nesta ideia dos arquitetos do escritório Arqdonini: uma mesa de apoio que o morador usa como bar quando recebe os amigos.

 

 

(Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)

cantos4

Ângulos irregulares

Se o caso é de paredes com ângulos desiguais, sempre fica mais difícil definir a disposição dos móveis. Para resolver essa questão, a arquiteta Cinthia Liberatori desenhou um móvel de MDF laqueado de branco. A geladeira foi encaixada ao centro e, do lado direito, há espaço para utensílios e alimentos. No lado esquerdo várias prateleiras formam uma estante virada para a sala. Isso sim é aproveitar bem um espaço hein?!

 

(Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)

cantos5
Nicho na parede

O projeto de Clarice Mancuso apresenta um nicho revestido com as mesmas pastilhas da parede. Ele deu ao banheiro um espaço a mais para guardar itens de higiene, deixando o gaveteiro  e armário para toalhas e itens maiores.

(Foto: Reprodução site Claudia)

cantos6Cozinha que não aparece no escritório

Essa ideia só podia vir de um espaço dentro do próprio escritório das arquitetas Diana Macari e Caroline Amorim de Souza. Elas transformaram um canto em copa e cozinha mas, para não influenciar no ambiente de trabalho, a pia ficou escondida dentro do armário e sua bancada se estende para fora dele. A pequena geladeira e um gaveteiro completam o espaço abaixo da bancada. Acima da pia, prateleiras para as louças. E a descontração no toque final: a porta foi aproveitada como lousa para anotações.

(Foto: Reprodução site Claudia) 

cantosTrês salas juntinhas

Sim, espaço de 18 m² que serve para três ambientes: sala de TV, estar e jantar. A arquiteta Virginia Reisfechou topou o desafio e fechou a varanda, onde colocou duas poltronas, criando um espaço de conversação. Como não caberia uma mesa grande e uma mesa de centro, ela optou por um aparador. Finalizando o conforto,  o sofá vira chaise.

 

(Foto: Reprodução site Claudia)

Deixe seu comentário abaixo

Posts relacionados

d-espaco_capablog_dica03

Decoração atemporal: um desafio

Entre tantas tendências de decoração, fica difícil não acumular objetos que acabam saindo de moda, não é mesmo? Às vezes, o impulso da moda é tão grande que acabamos até pintando algumas paredes sem pensar duas vezes. No meio de tantas novidades, será que é possível ter uma decoração que reflita sua personalidade, seu estilo […]

01/11/2017 |
Leia mais
d-espaco_capablog_dica01

Cada coisa em seu lugar: como manter a casa organizada a longo prazo

Diga adeus às horas de arrumação: aprenda a deixar a casa sempre organizada!

10/10/2017 |
Leia mais
d-espaco_capablog01_depoimento

‘’Futuramente pretendo ter mais um box para armazenar minhas coisas’’

Veja como a D-Espaço entrou para a rotina do Luiz Fabiano.

21/09/2017 |
Leia mais

Conheça o self storage mais completo de Curitiba

Unidade Curitiba - Hauer:

Rua São Bento, 2275 - Vila Hauer - CEP 81.630-230 - Curitiba/PR
Horário de funcionamento administrativo: segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00
Em breve novas unidades!