Por Suzana Dias, personal organizer
Se já faz um bom tempo que você não consegue enxergar sua mesa de trabalho, prepare-se para reencontrá-la debaixo das pilhas de papel. Comece retirando o lixo e objetos desnecessários que estão sobre a mesa. Os papéis podem ser separados em três pilhas: o que é lixo, o que precisa de ação e o que precisa ser guardado.
Essa técnica é o que chamamos dos 3 R’s. Confira!
• Reciclar: jogue fora tudo que não precisa mais ou que pode acessar de outro lugar. Esses papéis irão para o lixo e posteriormente enviados para reciclagem. Lembre-se de rasgar documentos importantes.
• Resolver: esses papéis exigem que você tome alguma providência. Não precisa resolver tudo na hora, apenas reúna tudo nesta pilha e veja o que é mais urgente. Sempre que tiver um tempo, use para resolver mais alguma coisa. Depois de resolvido, o papel irá para o lixo ou para arquivamento.
• Reter: tudo que deve ser guardado e não exige nenhuma ação, como extratos bancários, exames, recibos de impostos e papéis que precise consultar no futuro.
Para liberar espaço e facilitar o encontro das informações, algumas empresas oferecem o serviço de digitalização de documentos. Porém, não jogue fora o documento original, pois a apresentação deles pode ser obrigatória em algumas situações. Aconselho que guarde em arquivo morto ou em um box em empresas de armazenamento.
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