Você já parou para contar quantos pares de calçados têm no seu armário? E peças de roupas? Muitas, não? Pois é! Esse consumo desenfreado se deu por um padrão de produção e consumo no qual os itens são produzidos e descartados rapidamente, é o conhecido fast fashion, ou conceito de moda rápida, em tradução literal.
A gente sabe que muitas peças são importantes e já não cabem mais no armário. Para elas vamos dar o destino certo: um box da D-ESPAÇO Self Storage. Para aquelas que você já não usa mais e não tem interesse em guardar o destino é: a doação.
Independente do que vai e do que fica, você precisa entender o conceito de moda minimalista e como ter um armário mais consciente daqui pra frente. Preparamos um conteúdo exclusivo que vai ajudar você a se organizar.
Fast fashion, slow fashion, moda minimalista… todos esses conceitos de moda transitam por algum tempo no universo do consumo e tem sua ascensão e queda. Agora, por exemplo, é a hora e a vez da moda minimalista.
Ter aquele armário repleto de casacos, sapatos, tênis, bolsas, bonés… e por aí vai… já não é mais tão fashion assim. Para se adaptar à nova tendência, tenha em mente sempre que menos é mais. Ter itens básicos e peças-chave no armário valem muito mais do que pilhas e pilhas de roupas sem usar.
Montar um armário cápsula não tem muito segredo, é como montar uma mala de viagem, só que, neste caso, para sua vida real. Escolha itens como a calça jeans preferida, aquele shorts queridinho, o boné que você não vive sem, a camisa linda que dá um up em qualquer look.
Escolha um número de peças (30, 40, 60) e determine um tempo para não comprar mais roupas, pode ser seis meses ou um ano. Isso fará com que seus recursos financeiros sejam investidos em outras prioridades.
No começo vai parecer impossível cumprir a meta, e a frase “eu não tenho roupa” vai surgir mais do que o normal no seu dia a dia, mas nada que a criatividade não resolva: na hora de montar seus looks, suas ideias de composição vão aflorar. Lembre-se: menos é mais e ter peças-chave no guarda-roupa é a melhor saída.
Essa solução é bastante parecida com a moda minimalista, que prioriza peças de roupas básicas, de alta qualidade e atemporais. Da mesma forma que o armário cápsula, a pessoa passa a focar menos energia em um consumo imediato de todas as tendências da moda.
É importante salientar que ambas as soluções apostam em peças neutras – pretas, brancas, cinzas, marrons, e sem estampas, porém, se você tiver um estilo muito colorido e criativo, não há problema: basta selecionar suas peças favoritas, desfazer-se daquilo que você não usa mais e adquirir apenas roupas necessárias, que combinem com as peças que você já tem.
1) Separe todas as peças de vestuário que você não usa, não gosta e/ou não servem mais;
2) Dessas peças, selecione aquelas que você ainda tem dúvida sobre se desfazer: aquelas com valor sentimental, que estão em ótima condição, que custaram caro ou que carregam algum outro significado;
3) Organize as roupas que restaram de uma forma que todas fiquem à vista. Assim, nada vai ficar esquecido no fundo do armário. Para auxiliar nesse processo, confira algumas dicas da Dani Amorim para ter um armário para todas as ocasiões.
4) Guarde na D-ESPAÇO as peças do item 2. Aqui podem entrar vestidos e sapatos de festa, por exemplo, que não são utilizados com tanta frequência.
Gostou das dicas? Ideias não faltam, não é mesmo? Então, continue acompanhando o blog!
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.