Por Suzana Dias, personal organizer
Quando pensamos em organizar ambientes logo pensamos em arrumar a casa, o guarda-roupa, a despensa. Mas existe outro lugar onde a organização é igualmente (ou até mais) importante: seu local de trabalho. Sim, pode ser só uma mesa e algumas gavetas. Mas é ali que você passa a maior parte do dia e tem que ser produtivo. Você precisa achar documentos, telefones e outros dados. O conforto favorecerá também a concentração.
E o benefício não é só para você, mas para toda a empresa. Pois uma mesa de trabalho desorganizada pode prejudicar toda a equipe. Alguns colegas de trabalho ficam preocupados que possam perder algum documento importante no meio da sua bagunça. A demora em encontrar algum dado pode atrasar o trabalho de alguém. Os diversos post-its com anotações grudados em toda a volta do monitor podem dar a impressão de que você não consegue dar conta das suas tarefas. Sem falar no visual do ambiente, que gera uma poluição visual e um consequente stress. A desorganização física gera desorganização mental e, portanto, perda de concentração, produtividade, criatividade, serenidade e paz no ambiente de trabalho.
Já para o profissional, um espaço de trabalho bem arrumado pode trazer benefícios diretos, como até mesmo uma promoção. De acordo com um estudo de 2011 da CareerBuilder nos Estados Unidos, 28% dos empregadores dizem que são menos propensos a promover um funcionário bagunceiro.
A aparência da mesa é uma espécie de cartão de visita. Por isso a organização é importante não só para tornar efetiva a produtividade, mas também para evitar um julgamento negativo de que não tem condições de assumir novos projetos.
Nos próximos posts, vou dar dicas para ajudar você nesta tarefa de organizar seu espaço de trabalho. Acompanhe!
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.