O Natal é uma das épocas mais encantadoras do ano. O clima mais amoroso, as inúmeras confraternizações, o encerramento de ciclos, os eventos especiais e, claro, o glamour das decorações garantem a magia da data. Os enfeites de Natal dão um toque especial e espalham o espírito natalino pela casa.
Mas, e depois das festas, como armazenar toda a decoração para que possa ser usada novamente no próximo mês de dezembro? Confira as dicas que separamos para você guardar e conservar os enfeites para que sejam usados novamente. Além de manter a tradição familiar, contribui para a sustentabilidade e evita desperdícios financeiros.
Além de ser a peça mais icônica dessa época, o pinheirinho também é o maior item a ser guardado. O primeiro passo é retirar todos os enfeites de Natal e em seguida fechar os galhos com cuidado. Ela pode ser guardada na embalagem original, em um saco plástico fechado com fita adesiva ou em uma embalagem de TNT. O ideal é deixá-la na posição horizontal.
Os pisca-piscas são delicados e por isso exigem mais cuidados no armazenamento para não danificá-los. Você pode enrolar as luzes em um objeto cilíndrico, um cone ou pedaço de papelão.
O presépio é a representação do nascimento de Jesus Cristo, normalmente feita peças variadas, como os personagens bíblicos, animais, anjos, manjedoura e o estábulo. Para não danificar nenhum dos objetos, o ideal é envolvê-los individualmente em plástico bolha. Eles podem ser guardados dentro de uma caixa organizadora ou de papelão, sempre deixando os mais pesados no fundo e os mais leves em cima.
Para facilitar o armazenamento das bolas de Natal, aproveite suas embalagens originais. Caso não tenha, embale uma a uma com papel de seda ou feltro ou, no caso de bolinhas de vidro, guarde os itens em uma caixa com divisórias de papelão para evitar que se choquem e quebrem. Dica extra: copinhos de plástico também servem como divisórias e caixas de ovos são outra opção interessante para armazenar as bolinhas.
Para não amassar os laços, guarde-os em uma caixa, intercalando com papel de seda ou plástico bolha.
Para evitar que os festões se enrosquem, você pode usar rolos de embalagens de papel alumínio ou plástico filme para enrolar cada festão e guardar tudo em um saco plástico.
As correntes podem ser acondicionadas em garrafas pet para não se enroscarem em outros enfeites natalinos.
Para que os lacinhos das guirlandas não fiquem amassados, você pode preencher o interior com papel de seda ou plástico bolha. Depois disso é só envolver o resto do enfeite em papel de seda e guardar em uma caixa separada.
Guarde os objetos de tecidos em sacos organizadores a vácuo para proteger as peças de sujeiras e insetos.
Depois de limpar, organizar e guardar todos os enfeites, você pode etiquetar as caixas para facilitar a identificação. Para garantir que tudo fique bem seguro até o próximo Natal sem ocupar espaço em casa, a decoração pode ser guardada em um boxe de 1,5m2 da D-ESPAÇO Self Storage. Você ainda pode aproveitar o espaço para armazenar malas, livros e outros objetos que são usados sazonalmente.
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.