Economia compartilhada e oportunidades de negócios: tudo a ver

Ao aproveitar as soluções da economia compartilhada, o foco da sua empresa pode se voltar para a inovação daquilo que você oferece

Poupar ou levantar renda extra é algo desejado por qualquer empresa, certo? Uma ótima maneira de realizar essas ações é a economia compartilhada, que promove capitalismo consciente e tem transformado a economia global. O movimento gerado por esse modelo de negócio cria grandes oportunidades, já que o compartilhamento em rede de recursos possibilita a construção de relacionamentos sólidos, redução de custos e otimização de estruturas.

Tomás de Lara, cofundador do ColaborAmerica, um festival para conectar pessoas em prol da construção de uma nova economia que valorize a diversidade, o meio ambiente e reduza as desigualdades, sintetiza como funciona a economia compartilhada: “As pessoas não precisam mais de uma furadeira, mas de um furo na parede”. A partir desse exemplo, reflita: você realmente precisa adquirir uma ferramenta para um único uso?

Realizar manobras dedicadas a algo que não seja o foco de sua empresa e que demandem investimento, expansão e tempo não é uma boa ideia quando você pode procurar parceiros que forneçam a solução com muito mais experiência somente quando necessário. E é aí que todo mundo tem a ganhar.

Como aproveitar as vantagens da economia compartilhada?

Para identificar uma oportunidade de economia colaborativa, se desenvolver enquanto empreendedor é fundamental. Valorizar as pessoas e conhecer e usar as ferramentas de planejamento e inovação são diferenciais competitivos. São ações que podem ajudar quem quer aproveitar esse novo cenário.

Um exemplo é o que fez o fotógrafo paranaense Gustavo Benke, que, acostumado a receber, na sua casa de Curitiba, parentes, amigos e amigos de amigos, decidiu adotar o mesmo estilo de vida na casa que aluga em Florianópolis, onde estuda. Gustavo decidiu dividir em vez de acumular, e, com isso, garantiu que as despesas de dois imóveis fossem divididas por pessoas que também utilizavam seu “cantinho”.

Por essa razão, a economia colaborativa incentiva a redução do desperdício, aumenta a eficiência no uso dos recursos naturais, combate o consumismo desnecessário e até reduz a desigualdade social. Outras grandes iniciativas que podem ser citadas são empresas como Airbnb, serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem, e, claro, a Uber, que auxilia na redução da circulação de carros nas cidades e permite aos usuários deslocamento facilitado.

Fazendo mais com menos

As oportunidades de negócio, claro, são extremamente amplas quando se fala de economia compartilhada. Uma medida simples pode ser aplicada, inclusive, a pequenos restaurantes. Em vez de dedicar tempo e dinheiro à construção de uma plataforma de delivery própria, é possível aderir a diversos aplicativos, que fornecem, inclusive, estruturas de pagamento seguras e entrega.

Resumindo: é possível economizar e lucrar fazendo bicos nas horas vagas, compartilhando veículos, a casa ou espaços de trabalho e trocando objetos, como livros e roupas – além de viabilizar projetos individuais, como a publicação de um livro ou a gravação de um filme, via financiamento coletivo.

A D-ESPAÇO Self Storage é uma empresa que tem a economia compartilhada em seu DNA, possibilitando acesso facilitado e a baixo custo de boxes para que você possa armazenar seus objetos com tranquilidade e focar em inovação. Os contratos são mensais e você pode migrar de box para um maior ou menor, conforme sua necessidade.

Disponibilizamos, também, o business center e salas de reuniões ideais para a recepção de seus clientes sem custo adicional algum, dependendo da frequência de uso. Precisando de um espaço adicional? Nada de reformas, compras e burocracia sem necessidade. Aposte nesse modelo de negócio cada vez mais em evidência e aproveite oportunidades que só a coletividade é capaz de gerar.


Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.