Zeh Henrique Rodrigues, especialista em branding, estudioso do varejo há muitos anos e CEO da Brainbox Branding 360, participa do Seminário Digital promovido pela D-ESPAÇO, e fala sobre a tendência
O ser humano tem a necessidade de cada vez depender menos de barreiras, meios e de outros seres humanos para interagir com produtos e serviços. Esse foi um dos assuntos comentados pelo especialista em branding Zeh Henrique Rodrigues, CEO da Brainbox Branding 360. No seu vídeo, no Seminário Digital D+ESPAÇO para o seu cliente, ele contou sobre a experiência da Amazon de dar mais independência ao cliente. A gigante lançou a plataforma Amazon Go – ainda em fase de experimentação, porém, que já permite perceber para onde o varejo físico começa a caminhar de maneira mais agressiva e com passos mais acelerados.
Zero interação: o sonho de qualquer consumidor
A plataforma o Amazon Go é muito interessante, porque, por meio de uma base de dados pré-cadastrados pelo cliente, a plataforma virtual da loja identifica o consumidor. No momento da compra, ele pode pegar o produto, colocá-lo de volta na prateleira, colocar na sua sacola, rodar o mercado e sair: sem interagir, sem pedir informação, sem precisar pegar cartão ou carteira. Tudo é integrado em uma grande plataforma com total independência. “Não ter que passar por micro processos dentro de um macroprocesso para chegar em um resultado final é o sonho de qualquer consumidor. Porém, como já foi mencionado, a plataforma ainda está em experimentação. Há uma limitação no número de pessoas que pode efetuar a compra ao mesmo tempo, por exemplo. Porém, se a Amazon chegou até aqui, ela vai andar em passos largos para conseguir evoluir essa plataforma”, comenta Zeh Henrique. Para ele, certamente, o objetivo deles não é ficar só no varejo elementar e, sim, evoluir para uma infinidade de outros tipos de varejos e serviços, como postos de gasolina, lojas de roupas, shoppings centers. “Imagine entrar em um shopping center que já faz a leitura do consumidor? Seria possível navegar pelas lojas com uma facilidade muito grande”, desafio o especialista.
O desafio das marcas: desatar nós para criar mais fidelização
“As empresas precisam caminhar mais rapidamente pensando: onde estão os problemas dos meus meus clientes? Quais são as barreiras que eles enfrentam para conseguir ter acesso mais fácil, para que o processo seja mais fluido e prazeroso? Porque esse é o objetivo. As marcas precisam pensar na vida dos consumidores, desatar nós para criar mais fidelização. Oferecendo um serviço mais fácil e independente, as empresas sem dúvidas serão cada vez mais amadas e admiradas pelos clientes”, conclui Zeh Henrique.
Obrigada, Zeh, pela sua participação em nosso Seminário! Adoramos conversar com você.
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.