Selecionamos três dicas especiais para quem quer empreender neste segmento
O mercado de artigos usados vem se destacando cada vez mais no comércio brasileiro. Durante a pandemia, esse setor apresentou um crescimento de 48,58%, o maior em seis anos.
É o que mostra um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, mostrou um crescimento de quase 50% com a abertura de novos estabelecimentos (2.104 novas empresas, sendo 1.875 microempreendedores individuais (MEI) e 229 empresas de pequeno porte), que comercializam produtos de segunda mão. Isso, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. No mesmo período do ano passado, haviam sido criados 1.298 MEI e 118 empresas de pequeno porte.
Ou seja, um crescimento muito expressivo. Ainda mais, se considerarmos que muitos negócios fecharam por conta da pandemia da covid-19.
O levantamento foi feito com base no CNAE 4785-7/99 que compreende o comércio varejista de moedas de coleção e selos de coleção, livros e revistas usados. Além de outros artigos usados, tais como móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, roupas e calçados, material de demolição.
Alguns fatores podem ter contribuído para este cenário. Principalmente, o fator econômico, e a preocupação com a sustentabilidade do planeta.
Nesse sentido, muitas pessoas viram o fator de vender produtos que não usavam mais e que ainda tinham condições de uso, como uma oportunidade de gerar renda.
Uma pesquisa feita pela ThreadUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, mostrou também um grande crescimento desse mercado durante a pandemia.
Os valores movimentados pela revenda de roupas nos EUA dobraram desde 2019. E a projeção é que esse número triplique até 2025, aponta a pesquisa.
Dicas para empreender no segmento de artigos usados
Anote as nossas dicas se você pretende investir no segmento!
Quer conhecer mais vantagens do self storage? Venha visitar a D-ESPAÇO, o melhor e mais completo self storage de Curitiba. Agende já, é só chamar a gente pelo whats: 41-99998-0113
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.