Moda minimalista: como ter um armário consciente

Soluções de moda focadas no minimalismo têm como base o consumo consciente

          Você já parou para contar quantos pares de calçados há no seu armário? E calças? E blusinhas? O modelo de fast fashion tem incentivado o consumo imediato, tornando os armários pessoais cada vez mais cheios de peças que são usadas uma ou duas vezes. Isso acontece porque esse formato comercializa roupas e acessórios que estão em alta, ou seja, que dentro de alguns meses já não serão mais utilizados. Além disso, as roupas provenientes do fast fashion, em geral, são peças com menos qualidade, pois o foco da indústria é produzir em maior quantidade e em menor tempo.

         Na contramão deste movimento, o minimalismo chegou ao mundo da moda incentivando um consumo consciente. Algumas tendências dentro desse estilo são o armário cápsula, a moda minimalista e soluções envolvendo economia criativa. Confira:

 Armário cápsula e moda minimalista

          O armário cápsula não tem muito segredo: é como montar uma mala para viagem, só que, neste caso, é para sua vida real. Basta escolher um número de peças – 30, 40, 60 -, e não comprar mais itens durante o tempo que você determinar. Dessa forma, seus recursos serão investidos em outras prioridades, e sua criatividade deve ficar ainda mais aguçada na hora de fazer combinações diferentes para não enjoar das roupas do armário cápsula. Essa solução é bastante parecida com a moda minimalista, que prioriza peças de roupas básicas, de alta qualidade e atemporais. Da mesma forma que o armário cápsula, a pessoa passa a focar menos energia em um consumo imediato de todas as tendências da moda. É importante salientar que ambas soluções apostam em peças neutras – pretas, brancas, cinzas, marrons, e sem estampas. Porém, se alguém tiver um estilo super colorido e criativo, não há problema: basta selecionar suas peças favoritas, desfazer-se daquilo que você não usa mais e adquirir apenas roupas necessárias, que combinem com as peças que você já tem. Ficou perdido e não sabe por onde começar? A D-ESPAÇO te ajuda. Veja nosso passo-a-passo:

  1. Separe todas as peças de vestuário que você não usa, não gosta ou não servem mais.
  2. Dessas peças, selecione aquelas que você ainda tem dúvida ao pensar em se desfazer: aquelas com valor emocional, que estão em ótima condição, que custaram caro ou que carregam algum outro significado.
  3. Doe ou venda em bazares as peças que você não quer mais.
  4. Organize as peças que restaram de uma forma que todas fiquem à vista, assim, nada vai ficar esquecido no fundo do armário. Para auxiliar nesse processo, confira algumas dicas da Dani Amorim para ter uma armário para todas as ocasiões.
  5. Guarde aqui na D-ESPAÇO as peças do item 2 – aqui podem entrar vestidos e sapatos de festa, por exemplo, que não são utilizados com tanta frequência.

Economia criativa

         Troca, aluguel, empréstimo e conexão de pessoas são algumas características de negócios baseados em economia criativa. Uma exemplo disso é o empreendimento “Amiga, me empresta?”, que funciona como uma locadora de roupas. A proposta é que os usuários invistam em peças básicas próprias e, na hora de usar um look diferente, opte por alugar as peças. O “Amiga, me Empresta?” surgiu justamente porque as sócias tinham o costume de emprestar para as amigas muitas peças de roupas. “A gente trabalha com a consciência das pessoas, para que comprem menos roupas, e assim, passem a produzir menos lixo”, conta Julia Tinoco D’Amo, sócia do empreendimento.

         O aluguel de roupas funciona de duas formas no “Amiga, me empresta?”: o usuário pode escolher um modelo de mensalidade, em que é cobrada uma taxa mensal para um número específico de roupas que podem ser alugadas por mês. A outra forma é o compartilhamento, focado em vestidos de festa. A dona de um vestido entra em contato com as meninas do “Amiga, me empresta?”, a peça é avaliada, e se aprovada, ela vai para a loja física. Quando alugado, uma parte do valor do vestido fica com a dona, e outra para o empreendimento.

O que achou dessas dicas para aplicar o minimalismo no vestuário? Conte com a D-ESPAÇO na hora de mudar seu estilo de vida e optar por uma filosofia mais consciente. Para agendar uma visita, entre em contato conosco:

Telefone: (41) 3090-3600

WhatsApp: (41) 99998-0113

Endereço: Rua São Bento, 2275, Vila Hauer. CEP 81.630-230 – Curitiba (PR)

Facebook.com/d-espaço



Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.