Consumir de forma consciente nem sempre é uma tarefa fácil. Deixar de comprar por impulso, para muitos, é um grande desafio. Mudar hábitos, então, é algo inimaginável e que dá preguiça. Mas cada vez mais a urgência em termos um consumo consciente em nossas vidas, cresce. O planeta sofre e envia seus sinais de socorro todos os dias. Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente.
Em meio a tudo isso, uma hora ou outra nos deparamos com notícias bem negativas sobre o nosso planeta e, com elas, bate aquele desânimo. Muitas vezes nos perguntamos: “O que eu posso fazer para ajudar? Sou apenas uma pessoa, sozinha não faço diferença”. Bem, já dizia o ditado: melhor fazer pouco do que não fazer nada! Com esse pensamento na cabeça, vamos dar algumas dicas para você ter, a partir de hoje, um consumo mais consciente. Confira abaixo:
1 – Compre somente aquilo que você precisa. Isso vale para comida, roupas, lençóis, toalhas, cosméticos e tudo mais. Antes de realizar qualquer compra, pare e pense: “Eu REALMENTE preciso disso?”.
2 – Faça uma lista do que você precisa antes de ir às compras.
3 – Recicle! Sabe a embalagem de vidro do seu suco de uva preferido? Transforme-o em um vaso de flores ou um recipiente para guardar grãos.
4 – Utilize a menor quantidade possível de detergente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.
5 – Sempre que possível, recuse a sacolinha plástica. Uma simples sacolinha plástica pode levar 100 anos para se decompor!
6 – Dê preferência a produtos que sejam vendidos em refil. Na maioria dos casos, produtos em refil utilizam menos matéria-prima para a sua produção.
7 – Use o cartão de crédito de forma consciente. Compras parceladas podem ser grandes inimigas do consumo consciente, pois às vezes não percebemos o excesso das compras até a conta do cartão de crédito chegar.
8 – Não se iluda! Não transfira a sua felicidade para a quantidade de bens materiais que possui.
9 – Aprenda a deixar ir! Seja em forma de doação, venda ou empréstimos. Desapegue das coisas, aprenda a deixar a energia se renovar e ainda ajude o planeta diminuindo a necessidade de produzir mais e mais objetos.
Como vimos, o consumo consciente é uma questão de hábitos. Por isso, comece devagar, mas comece, faça a sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente. Todos saem ganhando nessa!
Se você chegou até aqui e está se perguntando: qual a relação da D-ESPAÇO Self Storage com o consumo consciente? Eis aqui a resposta: A D-ESPAÇO valoriza o que as pessoas e empresas têm. Entendemos que alguns objetos devem ser armazenados, justamente pelo seu valor. É importante termos em nossas vidas objetos que contem histórias e que façam alguma diferença significativa.
Por isso, se você procura manter itens importantes guardados de forma segura, tendo acesso a eles 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados, a D-ESPAÇO Self Storage é o lugar ideal. Ajudamos a organizar e manter com você, de forma consciente, apenas aquilo que realmente importa. Aqui não existe espaço para entulhos.
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.